Nossos Cursos

O Centro de Educação Musical Ronaldo Dias, oferece uma variedade de cursos com vivência musical e instrumental, visando uma geração de novos talentos.

O início


Musicalização

A musicalização é um processo de construção do conhecimento musical: seu principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo para sua capacidade de criação e expressão artística.

A música garante a percepção da criança com os fundamentos como ritmo, melodia e harmonia, aliando os movimentos do corpo e a percepção sensorial motora. Torna a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo um contato musical e uma apreciação afetiva. A harmonização sonora, acaba contribuindo para a socialização da criança com o mundo à sua volta.

O Conhecimento


Teoria musical

A teoria musical é o segundo estágio de um processo do conhecimento musical, é quando se começa a buscar para analisar, compreender, compor, classificar e se comunicar com a música.

Neste estágio começam os estudos mais aprofundados em relação aos fundamentos da música: ritmo, melodia e harmonia, que compõem a estrutura da música. Ela representa a descrição de todos os elementos musicais, a relação entre a performance prática e a simbologia musical, ou seja, por meio das partituras, diferentes músicos decodificam os elementos da música com o seu instrumento.

O desenvolvimento


Práticas coletivas

As práticas coletivas representam o terceiro estágio de todo o aprendizado musical, é quando os alunos já estão aptos para a vivência prática da execução de seus instrumentos, dando aos mesmos a perfeita dimensão da uniformidade e perfeição dos acordes, para cada instrumento em particular.

É a capacitação para enfrentar exames de ingresso em instituições de ensino superior voltadas para a música, como testes de aptidão em vestibulares, por exemplo. Os alunos do C.E.M. Ronaldo Dias se tornam não apenas tecnicamente aptos, mas também bem preparados para uma transição bem-sucedida para a esfera profissional da música.

Siga-nos


nas redes sociais


Cursos Individuais

O C.E.M. Ronaldo Dias, oferece vários cursos gratuitos para o aprendizado musical de instrumentos de sopro, percussão e musicalização infantil.

Oboé

O oboé é um instrumento de sopro, de palheta dupla, confeccionado de madeira específica, ébano ou jacarandá. É um instrumento que exige uma técnica de respiração perfeita, com um sopro constante e alta pressão. O resultado é um som doce e harmonicamente rico.

Fagote

O fagode é um instrumento de sopro do grupo das madeiras que possui o sistema de palheta dupla, assim como o oboé, e também faz parte da orquestra sinfônica.
O fagode diferencia-se do oboé tanto pelo formato quanto pela sonoridade mais grave.

Clarineta

A clarineta é um instrumento de sopro do grupo das madeiras que possui uma palheta simples encaixada numa boquilha e um corpo cilíndrico. Uma característica curiosa da clarineta é que ela emite um som mais grave em comparação com outros instrumentos que possuem o mesmo tamanho que o seu, como a flauta e o oboé.

Flauta Transversal

A flauta transversal é um aerofone da família das madeiras e conforme o próprio nome indica, é tocada em uma posição transversal. Era construída de madeira e possuía muitos orifícios e apenas uma chave. Com o intuito de aumentar a quantidade de notas e melhorar sua entoação, foram adicionadas mais chaves.

Trompete

O trompete é o nome do instrumento que é um tipo de trombeta. O trompete é um instrumento musical de sopro e pertence à família dos metais. Ele é caracterizado por ter um bocal fabricado geralmente em metal e produzir o som mais agudo da família.

Trombone

O trombone é um instrumento peculiar no grupo dos metais por possuir uma vara dupla deslizante em forma de U para mudar continuamente a altura do som produzido. É o único instrumento de sopro de orquestra que permite a produção do glissando, efeito que consiste em passar de uma nota a outra de forma contínua.

Tuba

A Tuba é um instrumento musical da família dos metais, e também é um Aerofone. Tendo surgido para suprir a necessidade de um instrumento que fosse consistente em preencher a região grave, em sonoridade e extensão. É constituído por um tubo cônico recurvado sobre si mesmo que termina numa campânula em forma de sino.

Eufônio

Tecnicamente é um instrumento metálico de sopro, semelhante ao barítono e à tuba, com três ou quatro cilindros e abertura larga. O nome deste instrumento musical vem do grego eúfonos — aquele que soa bem, que é harmonioso. O eufônio é um instrumento com válvulas.

Percussão Erudita

Os tímpanos são um instrumento musical de percussão. Seu uso mais comum é na orquestra, embora tenha presença marcante no jazz e em bandas sinfônicas, além de proporcionar efeitos de sonoplastia. Os tímpanos são um instrumento não temperado da família dos membranofones com som de altura determinada.

Saxofone

O Saxofone ou Sax, é um instrumento de sopro da família das madeiras, que ao contrário de todos, nunca foi construído com este material. Fabricado em metal, possui um longo tubo com uma curvatura e se utiliza de uma palheta simples. Não faz parte dos instrumentos da orquestra, por possuir um som potente, foi adotado em bandas militares e em grupos populares, especialmente os de jazz.

Trompa

A trompa é um instrumento de sopro, ou seja, um Aerofone, da família dos metais, metálico e curvo, maior que a trombeta, considerado essencial na orquestra sinfônica moderna. O som da trompa é rico em parciais harmônicos. A mão dentro da campana permite uma enorme variedade de timbres.

Fale Conosco


vem pro cem

Abaixo disponibilizamos um formulário para que você tire suas dúvidas, temos uma equipe de profissionais para ajudá-los a descobrir a sua vocação musical.

    Rolar para cima